Vemo-nos por aí...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Retiro

Algumas linhas depois, entre o primeiro contacto e a distância que vamos mantendo, resolvo fazer uma pausa. Não sei se uma pausa de ti, se de mim ou do mundo. Perder-me-ei estes dias no Portugal profundo, de onde emanam muitas das raízes que me alimentam e onde sempre encontrei, nas assombrosas paisagens do nordeste, um pouco de mim. Muitas vezes deixo a aldeia e o buliço típico dos dias de festa e perco-me pelas montanhas e pelos pequenos paraísos que conheci quando miúdo. Agora crescido, posso sair de casa sozinho e perder-me nesses campos e, entre sobreiros e oliveiras, aconchegar o sobretudo e olhar um horizonte tão extensível quanto estou capaz de ser. Lembro-me sempre nestas vistas deslumbrantes das palavras desassossegadas de Bernardo Soares e acredito, cada vez mais, que sou, de facto, do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.
Encontrar-te-ei por lá, com toda a certeza. Ver-te-ei numa fraga, numa flor silvestre, no canto de um pássaro, no sol que reflectirá no meu rosto e até nos cristais de cloreto de sódio que poderei, em algum momento de inepta fraqueza, deixar cair.
Literalmente desconectado com o mundo, faço o retiro que a alma clama há muito. Dobrado ao silêncio imensidão, passarei os dias entre as caminhadas tranquilas pelos montes e algumas leituras pessoais que fui descurando nestes tempos. Cumprirei, como me compete, os compromissos familiares que me estão reservados, sorrindo prazenteiramente e distribuindo os cumprimentos verticais que os outros esperam. Mal possa, perder-me-ei novamente nos campos que circundam a aldeia.
Felizmente, felizmente à luar! Pela noite dentro percorrerei as longas horas que me separam da aldeia, parando várias vezes para ver o reflexo fantástico do luar nas encostas de um Douro que vou subindo. A música do carro acompanha-me e, parado, numa estrada sem luz pública, sem movimento, sentir-me-ei confortavelmente eu.

Adeus. Até ao meu regresso.

Sem comentários: